lulas vaga-lumes de Toyama

Posted by : hewerton borges
terça-feira, 3 de dezembro de 2013

perto de março e maio, varias e varias lulas saem do alto mar a mais de um quilometro de profundidade para desovarem na margem da praia de Toyama, ate ai nada de especial, porém essas lulinhas tem o incrível dom de brilharem em um tom de azul fluorecente deixando as margens na praia iluminadas, é uma incrível experiencia porque chega a ser irreal, por ser tão belo as margens da pria virou patrimônio e monumento natural. as lulas com a ajuda das correntes marinhas sobem ate a superfície e desovam, ao fazerem isso acabam morrendo e servindo de alimento para outros animais ou transformando em iguaria, a cidade apresenta grande variedade de pratos utilizando a lula.
sua luz é proveniente de fotóforos que são órgãos que produzem bioluminescência, esses órgãos se espalha por todo seu corpo assim ela por inteiro fica emitindo sua luz azul, ele pode chegar a medir apenas 7 cm.
esse fenômeno dura em media de três meses e acontece uma vez ao ano, há navegantes que levam turistas a uns 2 km da costa para observarem o show de luzes no mar, o amontoado dessas lulas dão a impressão que esta se formando uma luz neon muito forte na água, se percebem bem isso quando pescadores capturam as lulas em suas redes. também tem o Hotaru Ika museum, que é o museu das lulas vaga-lumes






0 comentários:

Copyright © 2012 Bakas em Tokyo | Another Theme | Designed by Johanes DJ